sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

OS TRÊS DEGRAUS DAS BOAS OBRAS E DOS PECADOS

São Francisco de Sales


Poucos de nós nos damos conta disto, mas tanto as boas obras como os pecados possuem três degraus, estágios ou fases. Só existe a boa obra e só há o pecado quando superadas, reunidas ou preenchidas as três fases ou estágios. O prazer produzido pela tentação, o chamado deleite, só se converte em pecado no momento em que há consentimento. De igual forma, só existe a boa ação quando ocorre o consentimento, a aquiescência, à inspiração dada por Deus. É o que ensina o grande mestre São Francisco de Sales. Tal lição é importante para quem padece de escrúpulos. Ei-la:

"Assim, Deus, quando quer operar em nós, por nós e conosco alguma coisa para sua glória, primeiro no-la propõe por suas inspirações; nós a recebemos com uma suave complacência e damos o consentimento. Pois, como há três degraus pelos quais se cai no pecado - a tentação, o deleite e o consentimento - assim também há três degraus pelos quais nos elevamos à prática das virtudes: a inspiração, que é contrária à tentação; a complacência na inspiração, que é oposta ao deleite da tentação; e o consentimento à inspiração, que se opõe ao que se dá à tentação."


("Filoteia ou Introdução à Vida Devota")
 
 

4 comentários:

  1. Filoteia é um livro maravilhoso e riquíssimo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiza! É verdade! Você tem toda razão! Muito obrigado pelo seu comentário.
      Abraços,
      Paul

      Excluir
  2. Obrigado pela riqueza espiritual do seu Blog. Acabei que enviar para meu velho pai que muito necessita desses ensinamentos para ir direto ao Céu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Walace,

      Eu que agradeço pela sua visita e pelo seu elogio. Espero que o seu querido e velho pai também goste do conteúdo!

      Grande abraço,

      Paul

      Excluir