Hoje, a Igreja faz memória de Santa Catarina de Sena, virgem, doutora da Igreja, pertencente à ordem terceira dominicana, padroeira principal da Itália ao lado de ninguém menos que São Francisco de Assis.
É dela a seguinte frase: "Quem respeita Maria, seja santo ou pecador, não será levado pelo demônio infernal." ("O diálogo")
Gustavo Corção, talvez o meu autor predileto, traz no seu único romance, na sua única obra de ficção, "Lições de abismo", no dístico ou página de homenagens, este pensamento da santa que era uma das de sua predileção: "Não encontrarás repouso verdadeiro a não ser no sangue..."
Que Santa Catarina de Sena interceda por nós, em especial os devotos de Maria e do santo rosário!
Boa-noite, Paul
ResponderExcluirIniciei ontem a leitura de Lições de abismo, e a epígrafe de Catarina de Sena me impressionou. O que ela teria querido dizer com repouso no sangue? Que sangue é este?
Obrigado,
Sandro.
Prezado Sandro,
ResponderExcluirBoa noite! Desculpe a demora em responder. Respondi outro dia, mas parece que deu errado, o texto sumiu.
Confesso que não sei - ou não me lembro, pois já li "O Diálogo" e não sei se está nele - em que contexto Santa Catarina, cuja festa comemoramos hoje, disse essa frase.
De toda forma, sempre pensei que a frase quisesse dizer: não há repouso verdadeiro fora do sofrimento suportado por amor a Cristo ou em união com os sofrimentos e a paixão de Cristo.
Obrigado pela pergunta e grande abraço,
Paul