sexta-feira, 30 de setembro de 2016

MÊS DO ROSÁRIO


Em 2 de novembro de 2011, há quase cinco anos atrás, fiz minha consagração a Nossa Senhora pelo método de São Luís Grignion de Montfort. Quis fazer toda a preparação ao longo do mês dedicado a Nossa Senhora do Rosário, que, por determinação do Papa Leão XIII, autor de numerosas encíclicas sobre o rosário, chamado de "Papa do Rosário", possui 33 dias, começando no dia 1.º de outubro e terminando no dia de finados. Coincidentemente, o mês do rosário possui, em dias, o mesmo número de anos que Jesus Cristo viveu, segundo a tradição - alguns estudiosos divergem quanto a isso -, provavelmente a demonstrar a vinculação estreita dessa devoção mariana com a contemplação da vida terrena do nosso Salvador.

Infelizmente, a data mesma da minha consagração não coincidiu com uma data mariana. A festa de Nossa Senhora do Rosário é logo no começo do mês, no dia 7. Contudo, embora o dia mesmo da consagração não coincida com tal festa, eu a fiz com os olhos e com o coração postos nesse belíssimo título da Mãe de Deus, sentindo-me acompanhado por Ela, não somente no final da preparação, mas durante todos os 33 dias.

Amanhã, se Deus quiser, reinicio aquele mesmo itinerário, aqueles mesmos deliciosos exercícios espirituais do Tratado da Verdadeira Devoção.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SUGESTÃO DE CANDIDATOS


Minha sugestão de candidatos para as próximas eleições:

45 - João Leite, Prefeito

70012 - Adrian Paz, Vereador

Os amigos devem ter visto que o candidato Eros Biondini mostrou a que veio e que de católico não tem nada. Quer subir a qualquer preço. No MGTV da última sexta-feira, 23/9, por volta de 5'20'' de entrevista, ele disse que nomearia um transexual para a sua secretaria LGBT. É triste ver o ponto a que chega um pretenso candidato católico, a que tipo de alianças se presta, para fazer carreira política! Lamentável e triste episódio! Torço para que o candidato volte a si, porque terá de prestar contas, não somente aos eleitores, mas diante do Tribunal de Deus pelas alianças que faz, pelas políticas públicas que adota, pelo uso oportunista de grupos de oração, de movimentos e programas de televisão católicos e pelo mau exemplo que dá ao povo de Deus.
 
Rezemos por ele para que caia em si.
 
 

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PRECISAMOS FALAR SOBRE O TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE


Senhores candidatos a prefeito e vereador em Belo Horizonte,


Precisamos falar sobre o trânsito de Belo Horizonte. As intervenções da BHTRANS no trânsito da cidade são totalmente desastradas, amadorísticas, improvisadas. Em lugar de se alargarem as pistas de rolamento, elas são afuniladas, com a criação de ciclovias totalmente inadequadas e que ninguém usa, com o alargamento dos passeios e com a concentração do fluxo em determinadas vias. As pistas de rolamento são para os automóveis, não para pedestres e ciclistas! Não há trânsito que aguente tanto improviso, tanta preocupação politicamente correta com pedestres e ciclistas! Ao invés de capilarizar o fluxo, ele é concentrado em determinadas vias! Sejamos mais modernos! Para que tanta mão e contramão? Sejamos mais lógicos!

O trânsito de Belo Horizonte é completamente neurótico, dá voltas e mais voltas pelos mesmos lugares. É absolutamente irracional e ilógico. Nada previsível e nada intuitivo. Não é tratado com rigor técnico.
 
 

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

ALIENAÇÕES COLETIVAS


Tenho observado que o espantoso fenômeno da alienação é uma doença comum, uma espécie de cegueira da alma. Há alguns comportamentos, algumas reações, tão descompassados, tão desconectados da realidade, que só podem explicar-se por uma espécie de doença do espírito, que normalmente ocorre no meio de grupos.

Existe o louco, o alienado individual. Mas parece mais comum o alienado coletivo, que possui as mesmas taras e alienações do seu grupinho, às vezes não tão pequeno. Um cidadão que esbraveje "golpe!" contra o impeachment só pode ser um perturbado, um alienado moral, um demente, um esquizofrênico. É alguém que não habita no Brasil, que não tem os pés no planeta terra.

Eu poderia aqui trazer números, mencionar a grande coleção de indústrias e estabelecimentos comerciais fechados, o aumento da taxa de suicídio, causado pela indevida e desarrazoada intromissão do Estado nas economias domésticas, mas de nada adiantaria. Sem a cura da cegueira, sem boa vontade, sem simpatia pela verdade, é impossível uma discussão saudável. O alienado é o cego do espírito, o cego pela vontade. É o macaco de imitação que copia o seu grupinho. É o indivíduo incapaz de ver-se criticamente e de ver, numa crítica saudável, sincera, verdadeira, os círculos à sua volta.

Creio que o caso exija muita oração e vida ascética porque deve haver alguma participação do espírito das trevas, do pai da mentira, nessas alienações, nessas alucinações coletivas.


quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O PT E DOSTOIÉVSKI


Dostoiévski parece ser o escritor preferido dos membros do Partido dos Trabalhadores. Pelo menos, muitos deles parecem inspirar-se em Raskólnikov, o assassino de "Crime e castigo". Cometem crimes, mas se julgam seres humanos de uma categoria superior,  autorizados a cometê-los em prol de uma causa, em favor dos outros (dos inferiores, que não sabem conduzir a si mesmos).

Mas, se apreciam Dostoiévski, têm de apreciá-lo por inteiro. Têm de imitar Raskólnikov até o fim. Beijar a terra e pedir perdão a todos os homens. Em primeiro lugar, parar de mentir aos outros e a si mesmos.


terça-feira, 6 de setembro de 2016

"AQUELA QUE CHORA", LÉON BLOY



Confesso ao leitor minha total ignorância sobre as aparições de Nossa Senhora da Salette em 19 de setembro de 1846, na França. Encontrei "Aquela que chora", de Léon Bloy, um dos maiores escritores franceses modernos, providencialmente outro dia na Livraria Saraiva. Recomendo muito a leitura. É muito atual a mensagem de Nossa Senhora da Salette.

Léon Bloy é um grande escritor católico, com aquele estilo cáustico que parece ser característico dos franceses e que muito me agrada, como em Georges Bernanos. Bloy teve papel decisivo, ao que me consta, na conversão de Jacques e Raïsa Maritain, dois filósofos seus compatriotas, ao catolicismo.

Boa leitura!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

IMPEACHMENT

 
O impeachment foi uma grande, uma extraordinária, graça de Deus concedida ao povo brasileiro, talvez até em preparação ao ano jubilar pelos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, que será no ano que vem.
 
Nossa Senhora veio libertar o povo brasileiro. Deus age por meio dos homens, atua pelas causas segundas. Não nos percamos apenas nas causas próximas dos fenômenos, dos acontecimentos, mas avancemos em direção às causas últimas ou primeiras. Procuremos intuir a ação providencial de Deus por trás das realidades temporais.
 
O ano de 2017 será certamente de abundantes graças espirituais para o Brasil, para a América Latina e para o mundo.
 
Além do Jubileu de Nossa Senhora Aparecida, haverá o jubileu de 400 anos de falecimento de Santa Rosa de Lima, terceira dominicana, padroeira da América Latina, no Peru. Isso sem falar no grande jubileu de 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Será um ano triplamente jubilar!
 
Vamos aproveitar bem essas grandes graças! Vigiemos e nos preparemos porque talvez haja dias sombrios no mundo, com o avanço cada vez maior do secularismo na Europa e em outras partes do mundo, com crescente hostilidade à fé católica, cristã e também muçulmana.
 
Infelizmente, haverá também o aniversário de 500 anos da Reforma Protestante, talvez a maior tragédia que se abateu sobre o mundo desde o nascimento do cristianismo. Outro triste aniversário será o de 100 anos da Revolução Comunista, também em outubro de 2017, assim como o da Reforma Protestante. Coincidentemente, no mês do rosário. Da Reforma Protestante o mundo não parece ter se recuperado. Todos os males do mundo moderno parecem decorrer direta ou indiretamente do relativismo, subjetivismo e espírito de revolta de Lutero. O mundo moderno tem o espírito de Lutero.