sábado, 11 de janeiro de 2014

DOSTOIÉVSKI, "LUMEN FIDEI" E ETC.

Peço perdão aos caros amigos pelo meu sumiço. Eu imaginava que esse negócio de blog fosse uma coisa mais simples e não tomasse tanto tempo. Ou, pelo menos, não imaginava que me sentiria tão cansado no fim do ano e qualquer naco de tempo parecesse muito. Aliás, talvez seja o caso de pedir perdão não pelo sumiço, mas pelo reaparecimento...
 
Pois é. Concluí a leitura de "Crime e castigo" em 23 de dezembro. Ao contrário do que todos dizem, não achei nada excepcional. Gostei - afinal, é um Dostoiévski! -, mas, para ser sincero, achei um pouco decepcionante. Recuso-me a concordar que seja a obra-prima de Dostoiévski. Há muitas outras que eu prefiro. Com especial destaque para "Memórias do subsolo". E dou sempre preferência para as versões da Editora 34 que possui primorosas traduções diretamente do russo para o português. Se posso avançar mais, mesmo entre os tradutores da Editora 34, tenho preferência pelo Boris Schnaiderman. Mas, é claro, nem todos os livros foram traduzidos por ele. Melhor ler mesmo com os outros tradutores da 34, que também são ótimos.
 
Terminei há pouco, há dois dias, "Duas narrativas fantásticas: A dócil e O sonho de um homem ridículo". Gostei muito. Talvez mais do que "Crime e castigo". Comecei a leitura de "O crocodilo", impagável até aqui. O sarcasmo de Dostoiévski é qualquer coisa do outro mundo.
 
Também iniciei a leitura da Carta Encíclica "Lumen Fidei" do Papa Francisco, que, como todos sabem, começou a ser escrita pelo Papa Bento XVI, provavelmente responsável pela maior parte do texto. Estou gostando muito. "O idiota", de Dostoiévski, é citado logo no início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário