segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

FILOTEIA OU INTRODUÇÃO À VIDA DEVOTA

Minha primeira sugestão de leitura para o ano que vem, para as férias e para todos os anos da vida: "Filoteia" ou "Introdução à vida devota", do grande mestre e diretor espiritual São Francisco de Sales, bispo de Genebra e doutor da Igreja. Trata-se de um dos maiores clássicos da espiritualidade de todos os tempos. É bem mais do que uma introdução; um livro para a vida toda, de cabeceira, para ser lido, relido, revisitado e meditado. Consegue ser profundo, claro e prático ao mesmo tempo. De uma atualidade que impressiona nos seus mais de quatrocentos anos. Para o meu gosto pessoal, em muito supera a "Imitação de Cristo", pela variedade e completude dos temas tratados e pela sua praticidade.

Os mais fortes, os mais animados, poderão ler a sequência, bem mais complexa e extensa: o estupefaciente "Tratado do amor de Deus", de que há algumas citações neste blog.
 
Conheço as edições da Vozes. São boas. O "Filoteia" com capa plástica contém um português clássico impecável. A versão de bolso contém erros e, por isso, não a recomendo.

Quanto ao "Tratado do amor de Deus", só conheço o de capa dura da Vozes. A tradução parece meio truncada, às vezes, pouco clara. Mas é o único com que tive contato e vale muito a pena o esforço para digerir a leitura.

PMK

Nenhum comentário:

Postar um comentário