quinta-feira, 24 de julho de 2014

O PECADO MORTAL E A VOLTA DA GRAÇA


Vejam bem, meus amigos, algo de suma relevância para nós: ensina o grande São Francisco de Sales, no "Tratado do amor de Deus", que um só pecado mortal, além de matar em nós a caridade, a graça santificante, destrói os méritos de todas as nossas boas obras.

Entretanto, voltando a alma à graça de Deus, ela recupera não só o valor de suas boas obras presentes e futuras, mas os méritos de todas as suas boas obras passadas. Os méritos de todas as suas ações passadas como que ressuscitam.

Ora, o mesmo não se dá com o pecado. Pecados já perdoados não são ressuscitados pela vinda de um novo pecado mortal. A volta da graça, porém, ressuscita todas as boas ações passadas. Como é grande a misericórdia de Deus!
 
"De sorte que nós todos podemos lançar esta verdadeira voz, à imitação do santo Apóstolo: 'Sem a caridade, nada sou, nada me aproveita' (1 Cor 13, 2-3); e esta com Santo Agostinho: Ponde num coração a caridade, tudo aproveita; tirai do coração a caridade, nada aproveita.

Ora, digo eu, nada aproveita para a vida eterna, embora, como dizemos alhures, as obras bichadas dos pecadores não sejam inúteis para a vida temporal; mas, Teótimo meu amigo, 'que aproveita ao homem ganhar o mundo todo' temporalmente, 'se perder a sua alma' eternamente? (Mt, 16, 26)

[...]  

Deus, pois, não esquece as obras daqueles que, tendo perdido a dileção pelo pecado, a recobram pela penitência. Ora, Deus esquece as obras quando elas perdem o seu merecimento e a sua santidade pelo pecado [mortal] superveniente, e torna a lembrar-se delas quando elas tornam à vida e valor pela presença do santo amor. De sorte mesmo que, a fim de que os fiéis sejam recompensados das suas boas obras, tanto pelo acréscimo da graça e da glória futura, como pelo gozo efetivo da vida eterna, não é necessário que se não recaia no pecado, mas, segundo o sagrado concílio, basta que se morra na graça e caridade de Deus." (São Francisco de Sales, "Tratado do amor de Deus")

Nenhum comentário:

Postar um comentário